sábado, 11 de setembro de 2010

Barra óssea

Bem... Após 40 dias usando a botinha , fazendo banho de gelo , finalmente chegou o dia da consulta com um especialista em pé e tornozelo. Cheguei ao consultório e fui muito bem atendida . O médico examinou meu pé e viu que o ligamento estava bom. Mexeu no pé , torceu pra lá e pra cá e meu pé não doía mais .  Beleza , agora é só marcar a fisioterapia .  São dez sessões e depois retornar ao médico para receber alta . Mas , ele me disse que o gelo tinha que continuar , só que de uma forma diferente . Antes eu colocava uma bolsa de gelo sobre o ligamento , agora ele disse para fazer um banho diferente . Pegar uma bacia grande , colocar água e gelo , muito gelo , o suficiente para deixar a água gelada . Bem , estávamos em pleno mês de junho . Os dias estavam muito frio . já imaginaram fazer banho de gelo nesses dias ? Três vezes por dia , durante 20 minutos ?  Pois é , foi assim o mês de junho . Muito frio e muito banho de gelo no pé .
          Após a consulta , eu e meu marido fomos procurar uma clínica de fisioterapia e levamos um susto .  Cada sessão de fisioterapia custa em média  R$ 90,00 , dez sessões são R$ 900,00. Descobrimos que o convênio paga a fisioterapia , então fomos atrás de uma clínica que aceitasse o nosso convênio . Marquei uma consulta na clínica de fisioterapia , fui examinada por uma fisioterapêuta e marquei as sessões para três vezes por semana . O ruim da fisioterapia é você ter de deixar a sua rotina para ir até a clínica . Chegando lá , achei que já começaria fazendo exercícios , mas não . Sentei em uma cama e a fisioterapeuta colocou uns eletrodos em meu pé e ligou uma máquina . A máquina começou a dar uns choques e meu pé começou a formigar durante uns  30 minutos .  Estava muito frio e meu pé estava congelando . Na sessão seguinte , eu já levei lã e agulha de tricô , levei também uma coberta para cobrir meu pé . Cada sessão eu fazia um cachecol novo . Passados os dias , meu pé começou a doer . Era uma dor diferente da dor que eu tive quando torci o pé. Eu acordava bem , só que meia hora depois de me levantar meu pé começava a doer e a dor piorava com o passar do dia .  Mesmo fazendo fisioterapia , o meu pé não melhorava . Lógico que a fisioterapeuta  não deixou eu fazer exercícios .  As dez sessões de fisioterapia foram iguais . A Bíblia nos diz o seguinte : 
               " E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança ; e a perseverança , experiência ; e a experiência , esperança. Ora , a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração  pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente , alguém morreria por um justo ; pois poderá ser que pelo bom algu´m se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós , sendo nós ainda pecadores . "   Romanos 5. 3 a 8  
             Passadas as sessões de fisioterapia , marquei uma nova consulta com o ortopedista. Era a última semana do mês de junho e eu e meu marido trabalhamos em um acampamento . Faltava uma semana para nós viajarmos ao acampamento e ficarmos  3 semanas fora de São Paulo. Para mim , tudo tinha que se resolver nesta última semana de junho . Chegando ao consultório , o médico se assustou ao me ver mancando .  Como já estava no fim do dia , cerca de  18.00 horas , o meu pé doía mais do que se fosse de manhã .  Após mexer em meu pé , ele pediu para eu  fazer raio x dos dois pés e uma ressonância magnética de meu pé direito.  Falei ao médico que trabalho em um acampamento e que sexta-feira eu teria que viajar por três semanas. Ele , então, disse que eu poderia retornar a uma consulta no pronto socorro na sexta-feira , levando os resultados dos exames. Também me disse para não andar muito no acampamento , voltar a usar a botinha e continuar o banho de gelo.
            Como o consultório fica dentro de um hospital , tirar raio x não é difícil , mas ressonância magnética demora mais tempo para marcar .  Era segunda-feira , e sexta-feira eu tinha que viajar para o acampamento . Como conseguir conciliar tudo na mesma semana ?  Ressonância magnética , raio x , retorno ao médico , preparar acampamento , fazer malas , fazer compras para o acampamento , tudo sem poder andar direito. Como fazer ? Naquele momento , ao sair da consulta orei e pedi a Deus sabedoria . Não conseguia fazer tudo sozinha.  Meu marido estava comigo em todas as consultas , o que me ajudou muito . Fomos até a sala de espera dos exames feitos no hospital e na hora já tirei chapas de raio x de meus pés . Foram 5 chapas de cada pé .  Ao sair da sala de raio x , meu marido tinha conseguido um encaixe para fazer a ressonância magnética naquela noite.  Alguém havia desistido , e com isso conseguimos o encaixe .  Dei glória a Deus , pois tenho certeza que esse encaixe não foi por acaso. Deus sabia que eu precisava fazer essa ressonância o mais rápido possível. Fizemos um lanchinho e fomos a sala de espera da ressonância magnética. Chegando lá , tive que preencher uma ficha com muitas perguntas , como :  alergias , fobias, próteses , etc...  Preenchida a ficha , fiquei esperando a ressonância. Como a ressonância era apenas no pé , não precisei tirar a roupa e colocar aquela camisola de hospital . Tirei o tênis e coloquei uma meia que eles me deram . Deitei em uma cama e , lá eles colocaram o meu pé próximo a uma tala , prenderam com fita crepe , para eu não mexer o meu pé e me ofereceram um tipo de fone de ouvido , para eu não ficar surda . Quando eles ligam a máquina , esta faz um barulho muito forte e o tempo que fiquei lá foi de uns 20 minutos . O jeito é esperar , quase dormi . Terminada a ressonância , fiu para casa cansada , pensando em como seria a minha semana.
        A semana passou rápida , não tive tempo de pensar e sim de agir . Sexta-feira , eu e meu marido colocamos as malas no carro e fomos direto ao pronto socorro. Lá fui atendida rapidamente , e fui direto ao setor de ortopedia , indicada direto ao meu médico.
       Ele viu os exames e fez uma descoberta - BARRA ÓSSEA . Eu nunca ouvira falar disso em minha vida . é simples , todos temos vários ossos no pé , e eu nasci com um osso específico do tornozelo colado. Onde deveriam ser dois ossos , havia um osso . Como eu nunca fui esportista , eu nunca tinha machucado meu pé , logo nunca sentira dor antes . Solução - cirurgia para dividir os ossos . Não é uma cirurgia de urgência , mas enquanto não se faz a cirurgia , o pé doi . Como eu estava viajando , o médico me deu o número de telefone dele , caso eu precisasse ligar. Também receitou o antiinflamatório , caso meu pé doesse muito. Saímos do hospital tranquilos , sabendo  que Deus está no controle de tudo . Obedeci todas as ordens do médico , mas é muito ruim você estar em um lugar , precisar trabalhar e não conseguir. Parece que você não quer fazer nada .
      " E o meu Deus, segundo a Sua riqueza em glória , há de suprir , em cristo Jesus , cada uma de vossas necessidades ."  Filipenses 4.19
         
                
     

59 comentários:

  1. e o seu pé melhorou, vc fez a cirurgia?? eu tenho o mesmo problema!

    ResponderExcluir
  2. Então , a barra óssea melhorou 100% . Se você tem o mesmo problema e o seu médico indicou a cirurgia , faça a cirurgia . Só que toda cirurgia tem os seus riscos . Um nervo se arrebentou durante a cirurgia e por isso eu sinto choques em meu pé . Mas só de lembrar da dor que eu sentia antes e comparar com o choque que sinto agora , digo: que estou muito melhor agora. Minha vida voltou ao normal .


    ResponderExcluir
  3. eu fiz a cirurgia com a raspagem do osso e depois fiz muita fisoterapia, mas mesmo assim não voltaram os movimentos, melhorou bastante a Dor antes eu nem dormia , pq ficava latejando, mas hj em dia só de andar doi...ainda resta uma cirurgia de imobilizar o pé pra sempre mas ainda não a fiz...tem uns 8 anos que fiz a raspagem, melhorou mas não tanto pq ainda doi quando ando hehe...e pra piorar o meu medico se mudou pra outro estado hehe...mas eh a vida kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz a mesma cirurgia de raspagem Daniel. Gente, particularmente, meu caso não foi resolvido com cirurgia, e se analisarmos até piorou, durante o processo corri o risco de ter o pé amputado, na época eu tinha 8 anos, o médico explicou como seria o processo para minha mãe e afirmou que o meu pé ficaria "igual o de uma princesa", só que quando ele "abriu" meu pé, segundo ele, era mais complicado do que ele imaginava, então resolveu fazer apenas a raspagem do osso, que não resultou em nenhuma diferença, não senti melhora nas dores, nem na dificuldade de andar muito tempo, nem em ficar um tempo considerável em pé, sempre tive restrições, Enfim, foi um processo muito complicado, e minha mãe se sentiu até culpada por ter me feito passar por aquele procedimento, e na época ela me disse que se por um acaso eu ainda tivesse interesse nesse tipo de cirurgia, era pra eu esperar completar 18 anos, por que seria responsabilidade minha, e vontade minha, e caso houvesse outra complicação ela não se sentiria culpada. Hoje tenho 19 anos e não tenho nenhum interesse em passar por isso de novo, porque sei que tenho as minhas restrições, mas pelo menos tenho meus pés e consigo andar com eles.

      Excluir
    2. É, Daniel... Compartilho das mesmas dores, infelizmente, mesmo após a cirurgia. Inclusive, incorro na possibilidade de nova cirurgia (de fusão óssea).

      Excluir
    3. Olá Lahys Sandy, tenho uma barra társica, coalizão talocalcânea é o nome técnico ví que vc entende um pouco sobre o assunto, vc poderia me dizer se quem tem esse problema é considerado deficiente físico?

      Excluir
    4. Tiago, sim quem tem esse problema é considerado pessoa com deficiência física. Esse é um problema físico congênito, que se "manifesta" por meio de dores insuportáveis entre os 9 e 11 anos de idade, é uma incontestável deformidade física (ainda que interna), que gera uma anormalidade (em diferente graus) na articulação/movimento e função do pé. Geralmente, a barra óssea faz com que o pé afetado por isso ñ seja perfeito, ou seja, normalmente os pacientes com esse problema têm o pé chato - os CID's que qualificam a pessoa com deficiência física são o CID 10 Q 66.5 e CID 10 M21.4 - o que lhe dá o direito (dentre outros) de ter acesso gratuito aos transportes públicos ferroviários, hidroviários e rodoviários, sejam eles municipais, intermunicipais ou interestaduais, por exemplo. Mas, aí a história do procedimento para se obter esses direito é outra e para maiores informações consulte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8899.htm (ou http://portal.transportes.gov.br/passelivre/legislacao-passe-livre).

      Excluir
  4. oi Ana meu nome é Camila e descobri esse blog por acaso no google,terei q fazer essa cirurgia e o médico disse que terei q por tres pinos para segurar o osso,vou procurar uma segunda opnião né,já que tres pinos para mim é muita coisa.se você ainda tiver entrando nele,vou colocar o blog nos favoritos e iremos conversando,bl???


    Fique com Deus, até amanha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, fique tranquila em relação aos pinos, eles servirão para estabilizar teu pé, para aparar teus ossos após uma generosa ressecção. 3 pinos foram inseridos no meu pé, mas 2 que estavam paralelos bem no calcâneo foram removidos dentro de 1 mês depois da cirurgia e 1 permaneceu dentro do mesmo osso (isso ñ doi).

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana, meu nome Cybele,encontrei teu blog pesquisando no google.
    Descobri à pouco que tenho uma barra óssea e estou fazendo fisioterapia para desinflamar o tornozelo. O médico me falou da possibilidade da cirurgia, mas tenho medo...
    Ele falou que poderia retirar a barra e unir as duas articulações com placa e pinos,mas futuramente pode sobrecarregar outra articulação.
    Qual o nome da cirurgia que você fez? Quero conversar com o médico sobre essa cirurgia.
    Aguardo resposta,
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ressecção de barra óssea ou da barra calcaneonavicular ou talo-calcânea.

      Excluir
  7. Não sei o nome da cirurgia que fiz . O que sei é que , o médico simplesmente separou os dois ossos e colocou um músculo entre os ossos como se fosse cartilagem . Não precisou de placa nem pinos . Mas dá uma pesquisada na internet , pois parece que existe diferentes tipos de barra ossea. E se estiver insegura , peça a opinião de outro médico. Atualmente meu pé está ótimo. Fiz a cirurgia em 2009 e até agora estou muito bem. Converse com o médico e tire todas as suas dúvidas . Se precisar de mais alguma ajuda , estou aqui .Espero que você encontre a solução .

    ResponderExcluir
  8. Ja fiz essa cirurgia ha dez anos e agora vou ter que fazed nova cirurgia porque sinto dor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiz a cirurgia em 2009 e até agora meu pé está bom .

      Excluir
  9. Fiz essa cirurgia dia 8/11/16, ressecção da barra óssea mais artrodese, talo calcanea,o que sei é q dói pra caralho, não tô desanimando ninguém, mais eu tô a várias noites sem dormir, mais se resolver, vale o esforço, fiz em Goiânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá , melhorou seu pé ?
      Para mim a cirurgia valeu muito a pena .

      Excluir
    2. Ola. Tambem tenho uma barra tarsica e vou ter de fazer a cirurgia para fusao dos ossos com os"parafusos" . Gostava de saber se ficas com os movimentos do pe pra cima e pra baixo??

      Excluir
    3. Agora você já deve ter descoberto... Poderia compartilhar o resultado da fusão óssea?

      Excluir
    4. NICOLAS RODRIGUES ARAUJO23 de novembro de 2019 às 21:09

      Boa noite, fiz a cirurgia em 2017 em Porto Alegre no Hospital do exército, só que ainda dói muito, até pior q antes da cirurgia, vi na internet q injeção de corticóide alivia a dor será que é verdade???

      Excluir
  10. Olá minha esposa tem esse problema de barra.ossea no tornoselo,alguem já tentou procurar seus direitos para se aposentar,já que é um caso raro e impossibilita a pessoa de trabalhar e fazer suas atividades normais? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno, a pessoa não fica impossibilitada para nada, podendo realizar normalmente qualquer atividade. No meu caso, doi muito quando piso no chão de manhã cedo ou ao pisar após ter corrido ou ter ficado em pé por muito tempo (doi muito, como se um ferro entrasse no meu pé, é horrível, fico com a marcha instável e mal consigo me manter de pé).

      Excluir
    2. Ela fez a cirúrgia, ou foi atrás de algum tipo de direito amigo?

      Excluir
  11. Olá minha esposa tem esse problema de barra.ossea no tornoselo,alguem já tentou procurar seus direitos para se aposentar,já que é um caso raro e impossibilita a pessoa de trabalhar e fazer suas atividades normais? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em relação à direito de se aposentar, ñ há direito algum. Pois, "pé chato" ñ impede ninguém para o trabalho e o INSS tem como rol taxativo uma lista de doenças que incapacitam a pessoa para o trabalho para então conceder a aposentadoria, o que ñ é o caso do "pé chato".
      O que a tua esposa vai conseguir os benefícios de pessoa com deficiência física pelos CID's (Q 66.5 ou M 21.4, salvo engano). Se congênita, como a minha, melhor para qualificá-la. Mediante laudo médico atestando que a deficiência dela é herdada ou adquirida e tem caráter permanente, ela poderá dentre outras coisas ter gratuidade no transporte público interestadual, por exemplo, direito às cotas em concursos públicos, etc...

      Excluir
  12. Eu fiz a cirurgia e não precisei me aposentar . Tem que consultar um especialista.

    ResponderExcluir
  13. Oi, também tenho barra óssea!
    Tenho que fazer cirurgia,mas optei por não fazer pois será um dolorosa e tres meses de gesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei com gesso por 3 semanas ou 1 mês, apenas. Isso varia muito.

      Excluir
  14. Boa Tarde,
    Eu preciso fazer a cirurgia mas confesso que estou com medo , gostaria de saber sua experiencia sobre esse processo, como foi a cirurgia, pós operatório e a recuperação?
    Obrigada
    Sarah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah, eu fiz a cirurgia de ressecção da barra talo-calcanea ou calcaneanavicular e o pós-operatório foi muito dolorido, mas o tylex ajudava a amenizar a dor, estive por 6 meses numa cadeira de rodas, a pele descasca, teu pé vai ficar com pele de bebê =D Depois você vai andar com cautela até se adaptar à nova marcha... Em resumo, como o meu pé doi muito ainda, eu teria que fazer uma nova cirurgia para a fusão óssea. Ainda ñ fiz e ñ gostaria de fazer, mas a dor é demais!

      Excluir
    2. Olá Lahys Sandy quanto vc gastou?

      Excluir
    3. Oi, eu ñ gastei nada, porque fiz pelo plano de saúde oferecido pela empresa em que meu pai trabalhava à época. Mas, perguntei qual era o valor da cirurgia, no hospital São Luiz (fui operada na unidade do Morumbi - SP) e, em 2011, estava R$50mil.

      Excluir
  15. Oi gente!
    Infelizmente tenho o mesmo problema e sinto muitas dores. Tomo remédio para as dores todos os dias. Vou fazer uma infiltração de ácido hialuronico para tentar aliviar um pouco as dores e para me programar para a cirurgia que pretendo fazer em novembro. Após a infiltração que farei no final de agosto, volto para contar se aliviou mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andrea. Como é essa infiltração de ácido hialurônico? Eu não conheço. Talvez seja uma boa alternativa para mim, porque já fiz a cirurgia e ainda assim doi demais o meu pé. Excelente cirurgia! Saúde!

      Excluir
    2. Olá andrea HLENG vc fez a infiltração? E se fez como ficou? Também sofro desse problema e as dores são horríveis.

      Excluir
    3. Oi pessoal! Fiz sim. Foi excelente para mim. O plano de saúde não cobriu porque essa infiltração é normalmente indicada para joelho, mas eu fiz no tornozelo e melhorou muuuuito.
      Fiz com um Ortopedista esportivo e foi feita em 3 aplicações com intervalo de 15 duas. Foi a melhor coisa que já fiz em relação ao meu problema. O médico aplica a anestesia e em seguida aplica o ácido bem profundo. Na primeira aplicação senti uma dor absurda após ter passado o efeito da anestesia. Fiquei com o pé rígido por umas 24 horas. Andei com o auxílio de uma muleta nesse período. Fiz apenas no tornozelo que sentia mais dores, mas como aliviou a sobrecarga do outro, os dois melhoraram. Fiz em agosto e somente comecei a sentir um pouco de dor, mas bem pouco, no mês de maio. Eu sempre senti mais dores nós períodos onde o clima está mais frio.
      Então, em relação a minha experiência com o ácido hialuronico foi muito positiva. Conversem com o médico e avaliem. Claro que é paliativo e a duração vai depender do organismo de cada um, mas quem conhece a dor que sentimos sabe que vale a pena qualquer tratamento para minimizar um período de dor.

      Excluir
  16. Olá pessoal! Esta semana fui ao médico e devido as fortes dores que estou sentindo devido a este problema, decidi operar. Segundo o meu médico, no meu caso pra resolver o problema, será preciso remover a barra óssea e após no mesmo procedimento fazer o travamento com parafuso. Estou sofrendo muita dor, e não vejo outra alternativa pois na condição que estou, não consigo nem trabalhar. Tenho esperança que resolva este problema. Vou estar operando em Goiânia com o dr. Edegmar no hospital de acidentados.

    ResponderExcluir
  17. Oi Reginaldo, eu sei bem como é essa dor insuportável, que muitas vezes não deixa a gente nem ficar de pé. Eu fiz o mesmo procedimento cirúrgico pelo qual você vai passar... O Dr. Márcio Benevento (ótimo médico ortopedista lá de São Paulo - capital) fez uma ressecção óssea (removeu a barra óssea) e colocou um parafuso pelo meu calcanhar e outros 2, que foram posteriormente removidos, na planta do calcanhar. Confesso que ainda assim não melhorou nada, doi muito mesmo e eu teria que fazer outra cirurgia para fundir os ossos. Eu desejo do fundo do coração que você tenha uma excelente cirurgia e que Deus te abençoe! Saúde e zero dor!

    ResponderExcluir
  18. Fiz a mesma cirurgia a 23 dias estou sentindo bastante dor e meu pé está inchando! Conte-me como foi sua recuperação!
    Desde já, obrigada!

    ResponderExcluir
  19. Oi, eu fiquei três semanas sem sair da cama . Não podia nem encostar o pé no chão .
    Meu pé não inchou .
    Você já retornou ao médico para ele ver ?
    Espero que você esteja melhor .

    ResponderExcluir
  20. Talvez se tivesse procurado um ortopedista que preste, não precisaria ter gastado dinheiro com a fisioterapia em um problema que só se resolvia com cirurgia e depois a fisioterapia deveria entrar para recuperar a mobilidade, mais é assim mesmo, faltou ciência e conhecimento multiprofissional do ortopedista, caráter do fisioterapeuta porque eu como uma fisio, teria procurando logo ver com o que estava lidando, para poder ofertar uma boa demanda de tratamento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alane, esse problema não tem solução. No meu caso, a melhor opção está sendo fisioterapia. Cada caso tem seus prós e contras

      Excluir
  21. Olá, tenho uma pequena dor nos meua dois pés a +ou- um ano. Mas nada q me impessai de jogar futebol ou correr. Como essa dor não para hoje procurei médico, ele está suspeitando que eu tenha barra osseó nos pés, se for isso será que essa dor possa aumentar? Tenho 30 anos e gosto de correr, jogar futebol... Se for barra óssea vou ter que abandonar a corrida?

    ResponderExcluir
  22. Se você tem 30 anos de idade e sente essa dor há mais ou menos 1 ano, provavelmente não é barra óssea (mas, essa hipótese será comprovada quando você fizer uma tomografia computadorizada do seu pé, creio que o médico determinou que esse exame seja feito,sim?!). Se ñ te impede de correr, não se preocupe, porque você poderá continuar correndo sim (inclusive é bom que você fortaleça a musculatura dos pés e pernas). Acredito que você tem artrose ou alguma inflação no tendão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim fiz hoje a tomografia dos dois pés. Semana que vem pego o exame e vou mostrar pro medméd, espero que nan seja barra óssea. Assim que descobrir o que causa a dor vou postar aqui.

      Excluir
    2. Oi lahys, segundo minha médica eu tenho barra óssea subtalar medial nos dois pes,fiz a tomografia e foi constatado. E agora? Tenho q parar de correr? Colisão tocalcanea procurei na net e e a mesma imagem q aparece na minha tomografia. Segundo ela tenho q cuidar para não precisar fazer cirurgia... Tenho muita pouca dor e não gostaria de parar de correr.

      Excluir
    3. Olá, a tua barra óssea está num lugar diferente de onde estava a minha. A tua está no mediopé e a minha estava no retropé. Bueno, creio que tu poderás continuar correndo, jogando, normalmente. Já que a tua dor ñ é tão forte e você ñ sente o pé travar (certo?)... A questão é saber o que a médica quis dizer com "cuidar p/ ñ precisar fazer a cirurgia"... Talvez seria interessante você procurar uma segunda opinião.

      Excluir
  23. Olá, após ter sido diagnosticado com coalizão talocalcanear, procurei um especialista passa fundo RS, e o mesmo me liberou correr, jogar futebol, vida normal. Tenho ainda uma m pequeno desconforto no pé mas esta melhorando, só estou correndo na esteira e estou feliz de poder correr... EegundS o primeiro medicm que procurei nunca mais ia poder...

    ResponderExcluir
  24. Olá, tenho barra/ colisão fibrocartilaginosa talocalcanea subtalar média, descobri primeiro de um pé no ano retrasado e ano passado descobri ter nos dois. O pé esquerdo está bem ruim já fazem 8 meses, tenho tomado colágenos de vários tipos e nada tem resolvido. Optei por não fazer cirurgia devido ao alto índice de retorno da doença após um período de tempo. Vi que vc listou algumas coisas ao qual temos direitos, gostaria de saber o que mais entra nesta lista... desde já obrigada pelas informações e pelo post.

    ResponderExcluir
  25. Bom.. achei ótimo esse site onde ajuda muito nas dúvidas,abuns 3 meses atrás no meu trabalho caiu uma caixa de banana em cima do meu pé,foi feito vários procedimentos,que não resultou em nada,como tive que fazer um ressonância demorou muito,agora meu pé dói muito,ficou com o osso na parte de cima como se fosse um inchaço,doi de mais,nesse caso ,na minha ressonância sugere uma barra fibrocartilaginosa.

    ResponderExcluir
  26. Oi . O médico que fez minha cirurgia nunca disse que a barra óssea voltaria . Em setembro fará 10 anos que fiz a cirurgia e meu pé está ótimo . Mas preciso fazer alongamento. Por isso faço hidroginástica. Mas pilates também é recomendado.

    ResponderExcluir
  27. Olá, boa noite!
    Após mais uma noite de fortes dores nos dois pés resolvi pesquisar no Google sobre meu problema e acabei chegando no blog, fiz a minha cirurgia quando ainda era bem novo com apenas 12 anos no primeiro e 14 no segundo, sofri muito minha infância inteira, correr,chutar bola,andar de bike se tornou bem difícil,pois após essas atividades quando o "sangue esfria" parece que meu pé quer sair do meu corpo são dores insuportáveis! Percebi que as dores são cada vez mais fortes, hoje com 25 anos senti que chegou no meu ápice,vou procurar meu médico especialista que me operou na época para ver o que pode ser feito, por mais que não pareça as limitações estão fazendo com além de eu ganhar bastante peso não possa realizar atividades físicas, isso está me acabando após grande esforço não consigo nem se quer parar em pé ! Vi que o problema volta a aparecer com o tempo então provalmente estou na estaca zero novamente após quase 13 anos depois, entendo a dor de todos ! Se tiverem dicas de como diminuir as dores deixem nas respostas : a minha diminuo com um remédio chamado inflamax e banhos de água muito quente !

    ResponderExcluir
  28. Boa noite ! Minha filha de apenas 9 anos terá que operar , lendo relatos um a um ... Msm com coração muito apertado , acho q é o melhor p ela !! Descobri pq ela pulou de uma árvore após teve muita dor de imediato , procurei ortopedista plantonista , tirou apenas um raio x e disse q era dor do crescimento ! Isso em julho 2019 , após 2 meses a dor voltou , fazia QQ atividade física durante o dia a noite doía mto .... Retornei ao médico e exigi q fosse feito ao menos uma ressonância pq raio x não dava nada e tinha certeza q não era dor do crescimento , enfim feito RM constatado barra óssea , Dr de imediato pediu um outro raio x de peso , até então não conhecia q ficou claro barra óssea e p nossa surpresa tbm no pé esquerdo , fiz todos exames pedidos , procurei segunda , terceira opinião 😥 e infelizmente não tem jeito ! Dr me disse q nessa idade é muito difícil diagnósticar barra óssea q normalmente a dor e rigidez comeca c 15 até 40 anos p descobrir normalmente após um trauma ! E complicando ainda mais todo processo cirúrgico por conta q vai ficando cada vez pior
    Estou com coração apertado e perco sono todas noites pensando , pedindo e orando mto a Deus para abençoar e ficar tudo bem !
    Dr disse que barra óssea não volta , mas se não operar fica casa vez pior que no momento ela não tem nenhuma deformidade nos pés que seria "apenas" retirar essa cartilagem ! Espero de todo meu coração que todos estejam melhores e Deus abençoe e tira toda dor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, mãe! Não se preocupe, porque Deus está no controle de tudo e se ela vai ter que fazer a cirurgia, vai dar tudo certo! No dia da minha cirurgia, a minha avó (que é aux. de enfermagem) me acompanhou e o nervosismo dela era pior que tudo para mim... Ela dizia para eu ficar calma, mas ela n estava. É importante que a Sra passe tranquilidade para a sua filha. Os nossos acompanhantes devem nos passar segurança, nesse momento, tranquilidade e apoio, pq se ñ for assim, vamos contar os nossos problemas e dores só para o médico.
      Eu acho excelente que aos 9 anos puderam descobrir o problema dos pés dela, pois a recuperação tende a ser mais rápida e melhor...No meu caso, apesar das fortes dores que eu sentia, diziam que era só inchaço/retenção de líquido ou inflamação no tendão e que devia fzr fisioterapia e nada mais...Até que aos 14 anos fiz a tomografia que mostrou a barra. Essa barra óssea ñ fica tão nítida em raio x e o médico pode passar batido na hora de diagnosticar. Mas, a dor ñ deixa de estar aí dsd cedo (Ñ lembro qnd a minha dor começou pq faz muito tempo). Fará 10 anos que fiz a cirurgia e ainda dói... Eu moro no México e o médico aqui me disse que estou com artrose e por isso dói muito e que devia ter sido feita a fusão óssea dsd a primeira operação (o que ñ foi feito). O médico, no Brasil, só fez a remoção da barra e n me passou fisioterapia (acho que foi um erro), e utilizou uma técnica antiga para me operar, ele abriu toda a lateral interna do meu pé, sendo que o médico mexicano me disse que há técnicas maia modernas como fazer um pequeno corte em cima do pé. Se certifique que a sua filha ñ terá que fazer fusão óssea, se ela ñ ficará com artrose (ossos se pegando um no outro) ou se ñ terá que fazer infiltração.

      Excluir
  29. Boa noite ! Em meio essa pandemia , cirurgia era p ter sido realizada em março e agora será dia 15/07 , estou mais tranquila e confiante q tudo dará certo em nome de Jesus , será feito nós dois pés , será uma incisão acima do pé só p retirada " cartilagem" , serão 14 dias sem poder colocar pes no chão , espero que passe rápido e peço orações de vcs !! Bj

    ResponderExcluir