domingo, 12 de setembro de 2010

O dia em que torci meu pé

" O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam."              
                                                             Isaías 58.11

         Gosto muito de trabalhar com as mãos . Trabalhos manuais em geral , tais como , tricô , ponto cruz , decoupage , cozinhar , etc...  estou sempre aprendendo coisas novas . Sempre pensei que , por causa disso , os pés não fossem tão importantes . Nunca fui esportista . Bem , eu pensava assim até o dia 21 de abril de 2009 .
          Além de fazer trabalhos manuais , também trabalho em um acampamento e na igreja que frequento. Organizo cardápios , faço compras , preparo histórias para serem contadas para crianças , faço cartazes , faço bolo e geleias , e algumas coisas mais .
          Como eu dizia , dia 21 de abril de 2009 eu estava no acampamento conversando com meu marido e um casal de amigos. Havíamos acabado de almoçar e estávamos sentados à mesa tomando café e conversando.  No meio dessa conversa surgiu algum assunto que me fez levantar rápido para ir buscar algo em meu quarto. Bem , ao sair do refeitório , na pressa , não reparei num mini degrau que está lá há 50 anos , e que eu conheço muito bem. Pisei torto no mini degrau , torci o pé direito e caí no chão . Me ralei inteira , e o meu pé doía muito . Não conseguia encostar o pé no chão . Somente havia uma testemunha de meu tombo : uma menina de 8 anos que conheço desde que nasceu. Pedi para ela avisar meu marido que eu havia caído e que eu não conseguia andar . O mais engraçado dessa história , é que ela  entrou no refeitório numa calma , e falou assim para meu marido :  " Tio , a tia caiu no chão e torceu o pé ." - só que ela falou com uma calma , que meu marido nem acreditou . Aí ela falou novamente , até que meu marido resolveu segui-la . Realmente eu estava caída no chão tentando me levantar .
        Bem , eu ainda tinha muito o que fazer no acampamento e tinha um casamento para ir a noite em São Paulo .  Na hora da dor , se esquece de tudo .
        Minha cunhada é enfermeira e trouxe gelo para colocar em meu pé .  De repente , me lembrei que havia muita coisa a se fazer no acampamento , e ainda tinha que fazer as malas para voltarmos a São Paulo. Lembrei-me do casamento . E agora , será que aguent ir ao casamento ? Consegui arrumar o acampamento , com a ajuda de alguns amigos . A minha dúvida era se eu iria ou não ao casamento . Eu estava dividida entre o casamento e o pé . Tudo aconteceu rápido demais e o meu pé não parava de doer . As malas estavam prontas e só faltava colocá-las no carro e retornarmos a São Paulo . Quando meu marido pegou o carro , que surpresa : o carro não pegava . Estranho , pois havíamos comprado o carro zero Km em fevereiro . Por que ele não estava funcionando ?  Ligamos para a concessionária e ela chamou o seguro do carro . Ficamos esperando por umas duas horas .  Nessa hora me veio a cabeça um versículo que sabemos decor , mas nunca nos lembramos dele . Ele diz assim :
   " O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor."  Provébios  16.1
         
          Quando o seguro chegou , o defeito no carro era somente bateria .  Saímos do acampamento às 18:00 horas e o casamento seria às 19:30 horas. Meu pé continuava doendo muito. Eu e meu marido pensamos em tudo , oramos e confiamos que Deus tem um plano para nós . Desistimos do casamento e chegando em São Paulo fomos direto ao Pronto Socorro.
          Chegando em São Paulo , fomos direto ao Pronto Socorro e fui atendida muito rápido . Parece que ninguém ficou doente aquele dia em São Paulo . Fiquei no máximo  1 hora dentro do hospital .
  
       Diagnóstico : rompimento de ligamento .
       Prescrição médica :  40 dias usando uma bota ortopédica , tirando somente para dormir e tomar banho.
                                        gelo no pé , três vezes ao dia
                                        andar pouco , somente o suficiente
                                        antiinflamatório por 7 dias - detalhe , sou alérgica a antiinflamatórios em geral
                                        Retornar a um ortopedista em 40 dias

           Foram 40 dias andando meio torto , sem quase sair de casa . Só saía de casa , se fosse de carro , na qual eu pudesse andar pouco. Foi um tempo bem diferente . Passa rápido , são só 40 dias .  O mais complicado disso tudo , foi fazer gelo no pé  3 vezes ao dia no inverno .  Mas não desanimei , contava os dias para tudo acabar .

2 comentários:

  1. Nossa! Espero que não seja esse o meu caso. Sinto por você, pq a dor q estou sentido nesse momento e quase insuportavel... Ainda não fui ao P.S. Mas sem duvida terei de ir... Não existe posicao que o meu pe não doa. Me identifiquei com o seu caso, por estar num acampamento e ter virado o pe no estacionamento deste acampamento. Sabe aquelas pedrinhas comuns de estacionamento? Pois e!valeu pelo seu relato. Fiquei s/ dormir de tanta dor e a internet e uma boa companheira nessas horas.

    ResponderExcluir
  2. Oi Hellen , acabei de ler seu comentário . Espero que seu pé esteja melhor. Se precisar de ajuda , é só postar outra mensagem .

    ResponderExcluir